Educação Inclusiva
Os docentes de Educação Especial (EdE) do AE acompanham em apoio direto várias centenas de crianças e alunos, de acordo com as medidas universais, seletivas ou adicionais (vd. DL 54/2018) que melhor se lhes adequam, para garantir a sua integração plena e o desenvolvimento de percursos diretos de aprendizagem assentes no PASEO. Se as medidas universais são implementadas desde logo por todos os docentes, já a adoção de medidas seletivas e adicionais depende da avaliação da EMAEI e respetivos professores titulares/diretores de turma, que constroem um plano específico para cada criança/aluno, a implementar por docentes, técnicos especializados e outros agentes educativos. Existe um protocolo específico com o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), da CERCI, para implementação de um conjunto de terapias, e o AE Azambuja beneficia, ainda, do apoio direto da EMIC e de outros Técnicos contratados pela Autarquia para disponibilizarem terapias e metodologias ativas de aprendizagem.
Atualmente, são centenas as crianças e os jovens que beneficiam de medidas universais – concretizadas, em parte, pela coadjuvação dos docentes de EdE em quase todas as turmas, do pré-escolar ao 12.º ano.
Além da EdE, um conjunto de Tutores (docentes) aplica os programas de recuperação de aprendizagens ligados ao Apoio Tutorial Específico (ATE), para alunos com retenções, e Tutorias, previstas no DL 54/2018 para prevenção do abandono e melhoria do sucesso.
Por fim, atendendo à sistemática chegada de estrangeiros, a educação multicultural tem sido uma realidade cada vez mais presente, mas também um enorme desafio, sendo fundamental continuarem a criar-se estratégias para garantir o acesso de todos às aprendizagens essenciais e ao desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), pelo que é fundamental promover o reforço da aprendizagem do Português Língua Não Materna (PLNM) e do Português europeu para alunos provenientes de outros países onde o Português é a língua materna ou oficial.