Missão e Valores
A missão educativa do Agrupamento de Escolas de Azambuja consubstancia-se num conjunto de propostas e valores éticos que visam a formação integral do indivíduo, num clima de abertura à comunidade e desenvolvimento pessoal e cultural que procura:
- Alcançar o sucesso educativo através da promoção de uma Escola inclusiva, envolvendo todos os intervenientes num percurso unificador, ainda que diversificado nas suas ofertas e escolhas, desde o pré-escolar ao final do Ensino Secundário;
- Assegurar percursos direto de sucesso escolar, assentes numa correta orientação educativa e na qualidade das aprendizagens;
- Potenciar a curiosidade e a criatividade, o sentido estético e o desenvolvimento equilibrado do “eu” e do “outro”;
- Transmitir os valores da solidariedade, cidadania ativa e respeito pelo Outro, numa perspetiva de integração harmoniosa, de reconhecimento da liberdade e dos deveres de cada um, num ambiente escolar saudável e responsável;
- Assegurar a qualidade do trabalho do Agrupamento, assente na interação com o meio, na inovação, na articulação curricular e na autonomia;
- Valorizar pessoal e profissionalmente o pessoal docente e não docente que trabalha no Agrupamento, salvaguardando a missão dos agentes educativos;
- Reforçar as estruturas intermédias do Agrupamento, fortalecendo a sua autonomia e capacidade de intervir na qualidade do sucesso dos alunos;
- Consolidar a articulação com as famílias e a comunidade, garantindo que cada um cumpra o papel que lhe compete;
- Criar um efetivo clima de Agrupamento, assente numa perspetiva de respeito mútuo, bem-estar, solidariedade e espírito de partilha;
- Ter serviços, equipamentos e instalações agradavelmente adequados, que venham ao encontro das expectativas e necessidades dos seus elementos.
Pretendemos tornar-nos num Agrupamento de todos, com todos, para todos, criando uma cultura de comunidade educativa inclusiva, interventiva e responsável a fim de que o Agrupamento de Escolas de Azambuja constitua uma referência de qualidade e sucesso educativo.