Cidadania e Desenvolvimento
“A prática da cidadania subentende um processo participado, individual e coletivo, que apela a que cada um de nós olhe para o meio envolvente, que reflita sobre ele e que, perante problemas individuais ou até sociais, atue rumando, passo a passo, para uma transformação social.
A cidadania implica uma maior consciencialização sobre a nossa individualidade, o “eu”, e a importância da inserção de cada um de nós no seio de uma sociedade implicando, para isso, a aceitação e respeito pelo “outro”.
No seu exercício a cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento interventivo, tendo como base o respeito pelos direitos, nomeadamente os valores de igualdade, democracia, justiça social, económica e ambiental, nunca descurando que, uma sociedade organizada e evoluída, tem também de saber cumprir os seus deveres.
Em ambiente escolar, enquanto processo educativo, a educação para a cidadania não pretende suplantar o papel da família.
Na realidade visa apoiá-la, já que tenciona reforçar os valores morais transmitidos por esta, contribuindo para formar alunos responsáveis, autónomos, solidários, que conheçam e exerçam os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
A Escola (a nossa Escola) tem um papel determinante para a formação integral do indivíduo, para a sua inclusão numa sociedade mais justa, solidária e participativa, onde todos obtenham as melhores condições para se sentirem bem e darem o seu contributo, fomentando uma cidadania crítica, interventiva e democrática.
Em todo o Agrupamento de Escolas de Azambuja, considera-se pertinente que sejam promovidas atividades diferenciadas, direcionadas aos discentes dos diversos ciclos de ensino e que promovam a articulação entre diferentes conteúdos e áreas de ensino, bem como fomentem a cooperação e parceria com outras instituições locais, em consonância com os princípios definidos no PASEO – O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste documento de referência para a organização de todo o sistema educativo, vincula-se que, no âmbito dos valores de Cidadania e participação, as crianças e jovens devem “demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivos, tomar a iniciativa e ser empreendedores”.