MultiLiter@cias
A disciplina de MultiLite@cias foi criada no âmbito do Plano de Inovação “Dos dois lados do espelho”, visando a promoção do sucesso de todos os alunos, nas mais variadas vertentes, através da mobilização de metodologias e dinâmicas colaborativas promotoras de aprendizagens significativas e consistentes, e agrega em si as disciplinas de Educação Artística, Oferta Complementar e Apoio ao Estudo, em todos os anos de escolaridade do 1.º Ciclo.
As atividades da disciplina visam o desenvolvimento das literacias artística, científica e digital. em articulação com as restantes disciplinas, integrando ações que promovam, de forma transversal, a educação para a cidadania, o respeito pela diversidade humana, cultural e ambiental e o crescimento harmonioso dos alunos, valorizando os múltiplos papéis de cidadão que sabe fazer, e interage com a sociedade.
Esta disciplina tem documentos curriculares próprios, construídos a partir das Aprendizagens Essenciais e das competências das disciplinas que se encontram na sua base. É uma disciplina com critérios de avaliação próprios.
A sua lecionação é assegurada pelo professor titular de turma, sendo coadjuvado por docentes de 2.ª/3.º Ciclos ao nível da oferta de expressões (1 hora de um professor de Educação Musical para 1.º e 2.º Anos; 1 hora de um professor de Educação Visual para 3.º e 4.º Anos). Na literacia científica, conta também com a colaboração de um professor do 3.º Ciclo para o ensino experimental das ciências.