Informações
De Todos,
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MADALENA TAVARES
Etapas
Enquadramento
A abordagem ao sistema de qualidade EQAVET, com o objetivo de proceder a uma gestão da qualidade, assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa, permite-nos analisar a ação, aferir impactos, potencialidades e aspetos a melhorar. Identificar claramente o ciclo de qualidade (Planeamento, Implementação, Avaliação e Revisão – PIAR), subjacente ao EQAVET.
Todo o processo de implementação possibilitou a criação de equipas permanentes de planeamento, coordenação e suporte às ações, ferramentas e processos digitais facilitadoras de processos interoperativos de monitorização.
Indicadores de qualidade contratualizados:- Taxa de conclusão dos cursos;
- Taxa de colocação no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos;
- Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores.
Indicadores EQAVET 18-21
INDICADORES EQAVET 18-21 SUBMETIDO
Indicadores EQAVET 17-20
INDICADORES EQAVET 17-20 SUBMETIDO
Indicadores EQAVET 16-19
INDICADORES-EQAVET-16-19-SUBMETIDO
Indicadores EQAVET 15-18
INDICADORES-EQAVET-15-18-SUBMETIDO
Etapas
Planeamento
Critério de Qualidade
O planeamento reflete uma visão estratégica partilhada pelos stakeholders e inclui as metas/objetivos, as ações a desenvolver e os indicadores adequados.
Descritores Indicativos
- As metas/objetivos políticos europeus, nacionais e regionais são refletidos nos objetivos locais fixados pelos prestadores de EFP;
- São fixados e supervisionados metas/objetivos explícitos;
- É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas;
- As responsabilidades em matéria de gestão e desenvolvimento da qualidade foram explicitamente atribuídas;
- O pessoal participa desde o início do processo no planeamento, nomeadamente no que se refere a desenvolvimento da qualidade;
- Os prestadores planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP;
- As partes interessadas participam no processo de análise das necessidades locais;
- Os prestadores de EFP dispõem de um sistema de garantia da qualidade explícito e transparente.
Certificação da Qualidade – Selo EQAVET
CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE – SELO EQAVET
Documento Base
DOCUMENTO BASE
Sensibilização (Alunos, EE, DT)
SENSIBILIZAÇÃO (ALUNOS, EE, DT)
Sensibilização (Stakeholders)
SENSIBILIZAÇÃO (STAKEHOLDERS))
Etapas
Intervenção
Critério de Qualidade
Os planos de ação, concebidos em consulta com os stakeholders, decorrem das metas/objetivos visados e são apoiados por parcerias diversas.
Descritores Indicativos
São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações;
- É dado amplo conhecimento público da informação sobre os resultados da revisão;
- Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização;
- Os resultados do processo de avaliação são discutidos com as partes interessadas, sendo elaborados planos de ação adequados.
Plano de Ação
PLANO DE AÇÃO
Alinhamento com o Quadro EQAVET
Alinhamento com o Quadro EQAVET
Primeira Ata
PRIMEIRA ATA
Etapas
Avaliação
Critério de Qualidade
As avaliações de resultados e processos regularmente efetuadas permitem identificar as melhorias necessárias.
Descritores Indicativos
- A autoavaliação é efetuada periodicamente de acordo com os quadros regulamentares regionais ou nacionais, ou por iniciativa dos prestadores de EFP;
- A avaliação e a revisão abrangem os processos e os resultados do ensino, incluindo a avaliação da satisfação do formando, assim como o desempenho e satisfação do pessoal;
- A avaliação e a revisão incluem mecanismos adequados e eficazes para envolver as partes interessadas a nível interno e externo;
- São implementados sistemas de alerta rápido.
Monitorização EQAVET 23-24
Monitorização EQAVET 23-24
Relatório do Operador
RELATÓRIO DO OPERADOR
Relatório de Progresso Anual nº3 – 2023 (Anexo 6)
Anexo 6_Relatorio Progresso Anual 2023 V3 Final
Relatório de Progresso Anual nº2 – 2022 (Anexo 6)
AE AZAMBUJA EQAVET 22 Anexo 6_Relatorio de Progresso Anual nº2_submetido
Etapas
Revisão
Critério de Qualidade
Os resultados da avaliação são utilizados para se elaborarem planos de ação adequados à revisão das práticas existentes.
Descritores Indicativos
- São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações
- É dado amplo conhecimento público da informação sobre os resultados da revisão
- Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização
- Os resultados do processo de avaliação são discutidos com as partes interessadas, sendo elaborados planos de ação adequados
Selo EQAVET 23/27
Selo EQAVET 23/27
Auditoria Final 2023
Auditoria Final 2023
Selo EQAVET 20/23
SELO EQAVET - 3 anos
Auditoria Final 2020
AUDITORIA FINAL
Docs
Documentação
Relatório EQAVET 15-22
RELATÓRIO EQAVET 15-22
Relatório EQAVET 15-22 – Prosseguimento estudos
RELATÓRIO EQAVET 15-22 - Prosseguimento estudos
Documento Base
Documento Base AE AZAMBUJA, assinado
Relatório Operador
EQAVET AE AZAMBUJA Relatório_Operador, assinado