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MADALENA TAVARES
Etapas

Enquadramento

A abordagem ao sistema de qualidade EQAVET, com o objetivo de proceder a uma gestão da qualidade, assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa, permite-nos analisar a ação, aferir impactos, potencialidades e aspetos a melhorar. Identificar claramente o ciclo de qualidade (Planeamento, Implementação, Avaliação e Revisão – PIAR), subjacente ao EQAVET.

Todo o processo de implementação possibilitou a criação de equipas permanentes de planeamento, coordenação e suporte às ações, ferramentas e processos digitais facilitadoras de processos interoperativos de monitorização.

Indicadores de qualidade contratualizados:
  1. Taxa de conclusão dos cursos;
  2. Taxa de colocação no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos;
  3. Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores.

Indicadores EQAVET 18-21

INDICADORES EQAVET 18-21 SUBMETIDO

Indicadores EQAVET 17-20

INDICADORES EQAVET 17-20 SUBMETIDO

Indicadores EQAVET 16-19

INDICADORES-EQAVET-16-19-SUBMETIDO

Indicadores EQAVET 15-18

INDICADORES-EQAVET-15-18-SUBMETIDO

Etapas

Planeamento

Critério de Qualidade

O planeamento reflete uma visão estratégica partilhada pelos stakeholders e inclui as metas/objetivos, as ações a desenvolver e os indicadores adequados.

Descritores Indicativos

  • As metas/objetivos políticos europeus, nacionais e regionais são refletidos nos objetivos locais fixados pelos prestadores de EFP;
  • São fixados e supervisionados metas/objetivos explícitos;
  • É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas;
  • As responsabilidades em matéria de gestão e desenvolvimento da qualidade foram explicitamente atribuídas;
  • O pessoal participa desde o início do processo no planeamento, nomeadamente no que se refere a desenvolvimento da qualidade;
  • Os prestadores planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP;
  • As partes interessadas participam no processo de análise das necessidades locais;
  • Os prestadores de EFP dispõem de um sistema de garantia da qualidade explícito e transparente.

Certificação da Qualidade – Selo EQAVET

CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE – SELO EQAVET

Documento Base

DOCUMENTO BASE

Sensibilização (Alunos, EE, DT)

SENSIBILIZAÇÃO (ALUNOS, EE, DT)

Sensibilização (Stakeholders)

SENSIBILIZAÇÃO (STAKEHOLDERS))

Etapas

Intervenção

Critério de Qualidade

Os planos de ação, concebidos em consulta com os stakeholders, decorrem das metas/objetivos visados e são apoiados por parcerias diversas.

Descritores Indicativos

  • São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações;

  • É dado amplo conhecimento público da informação sobre os resultados da revisão;
  • Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização;
  • Os resultados do processo de avaliação são discutidos com as partes interessadas, sendo elaborados planos de ação adequados.

Plano de Ação

PLANO DE AÇÃO

Alinhamento com o Quadro EQAVET

Alinhamento com o Quadro EQAVET

Primeira Ata

PRIMEIRA ATA

Etapas

Avaliação

Critério de Qualidade

As avaliações de resultados e processos regularmente efetuadas permitem identificar as melhorias necessárias.

Descritores Indicativos

  • A autoavaliação é efetuada periodicamente de acordo com os quadros regulamentares regionais ou nacionais, ou por iniciativa dos prestadores de EFP;
  • A avaliação e a revisão abrangem os processos e os resultados do ensino, incluindo a avaliação da satisfação do formando, assim como o desempenho e satisfação do pessoal;
  • A avaliação e a revisão incluem mecanismos adequados e eficazes para envolver as partes interessadas a nível interno e externo;
  • São implementados sistemas de alerta rápido.

Relatório do Operador

RELATÓRIO DO OPERADOR

Relatório de Progresso Anual nº3 – 2023 (Anexo 6)

Anexo 6_Relatorio Progresso Anual 2023 V3 Final

Relatório de Progresso Anual nº2 – 2022 (Anexo 6)

AE AZAMBUJA EQAVET 22 Anexo 6_Relatorio de Progresso Anual nº2_submetido

Relatório de Progresso Anual nº1 – 2021 (Anexo 6)

AE AZAMBUJA EQAVET 21 Anexo 6_Relatorio de Progresso Anual nº1

Etapas

Revisão

Critério de Qualidade

Os resultados da avaliação são utilizados para se elaborarem planos de ação adequados à revisão das práticas existentes.

Descritores Indicativos

  • São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações
  • É dado amplo conhecimento público da informação sobre os resultados da revisão
  • Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização
  • Os resultados do processo de avaliação são discutidos com as partes interessadas, sendo elaborados planos de ação adequados

Selo EQAVET 23/27

Selo EQAVET 23/27

Auditoria Final 2023

Auditoria Final 2023

Selo EQAVET 20/23

SELO EQAVET - 3 anos

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Docs

Documentação

Relatório EQAVET 15-22

RELATÓRIO EQAVET 15-22

Relatório EQAVET 15-22 – Prosseguimento estudos

RELATÓRIO EQAVET 15-22 - Prosseguimento estudos

Documento Base

Documento Base AE AZAMBUJA, assinado

Relatório Operador

EQAVET AE AZAMBUJA Relatório_Operador, assinado